quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O Encontro...

Hoje fui visitar um amigo no hospital. Esta foi mais uma de muitas das suas passagens pelos leitos hospitalares nos dois últimos anos. Seu rosto estava abatido; seu corpo fragilizado; seus movimentos estavam lentos, mas havia um brilho nos seus olhos, revelando uma espécie de alegria infantil, como de uma criança que esta desbravando um mundo novo. Há dois anos, o diagnóstico veio como uma bomba – câncer. Depois de uma cirurgia mutiladora, vieram as devastadoras quimioterapias. Quando tudo parecia estar sob controle, dois tumores entraram em cena, causando dores insuportáveis. Uma nova cirurgia foi marcada. Agora, segundo os médicos, se tudo der certo, os tumores serão extirpados, mas ele ficará preso a uma cadeira de rodas. Confesso que tenho orado pelo meu amigo com um certo constrangimento na alma. Quero vê-lo curado. Gostaria de vê-lo testemunhando aos quatro ventos, a chegada do milagre. Que teologia a minha que não dá conta, quando o sofrimento revela a sua face mais cruel. Mas, e aquele brilho nos olhos, de onde vêm? Depois de alguns minutos, de silêncio, onde nenhuma palavra fazia mais qualquer sentido, é que eu me toquei que o brilho vinha lá do fundo da alma. Meu amigo havia encontrado algo que poucos conseguem. Um novo universo, para dentro de si mesmo. Uma espécie de santo dos santos, onde só ele e Deus têm acesso. Não ousei dizer mais nada! Tive apenas a sensação de que estava diante da coisa mais sagrada que existe no mundo – o genuíno encontro do homem com Deus.

5 comentários:

Anônimo disse...

O milagre já aconteceu: quando Deus tocou o coração dele no exato momento em que sua vida entrava em colapso.
Quanto à cura, nessas horas queria poder ser uma pentecostal incondicional e ter a fé do tamanho do grão de mostarda e declarar e dominar e pagar promessa e tudo que pudesse mudar sua condição!!! Tudo? Não... Tudo quem fez foi Jesus. Ele sim fez tudo!

Vilma disse...

como disse Cris, o milagre já aconteceu nele! :))
MAravilha quando Deus nos dá a benção de contemplar e ver isso dessa maneira!
Um abraço

Rosângela Linhares disse...

Meus parabéns também. Seu blog é excelente!
Continue postando coisas boas! Um abraço.

Irenio Silveira Chaves disse...

Oi Neuber,
Oro continuamente por esse nosso amigo. Creio que Deus nos tem dado a ele para olharmos para nós mesmos e nos perguntarmos que teologia é essa que construímos, que não tem respostas que aquietem nosso coração. E será que precisamos de teologia que nos dê respostas? Ou será que fazer teologia não é uma constante busca por respostas que só conseguimos no encontro e no caminho? Acho que o nosso amigo é o nosso milagre. O milagre de reconhecermos nossa incompletude e fragilidade.

Anônimo disse...

Esse exemplo de vida citado, me faz crer que existem ainda Cristãos genuinos e não mercadores da fé, que vendem cura, prosperidade e que atribuem qualquer sofrimento humano ao pecado e ao diabo