terça-feira, 6 de novembro de 2007

Inteligência Espiritual aplicada aos nossos relacionamentos...

É comum ver pessoas desencorajadas diante da diferença que existe entre o ideal do projeto cristão para os relacionamentos humanos, e o que de fato acontece entre as pessoas. Podemos amar fervorosamente as pessoas a despeito de suas imperfeições. Buscar apenas relacionamentos idealizados é imaturidade. De outro modo, se contentar com a realidade, sem lutar para melhorar é complacência. Maturidade é viver bem com a tensão. A Bíblia diz: "Seja paciente com os outros, olhando com tolerância os erros dos outros por causa do seu amor”. As pessoas vão nos desapontar e nos entristecer. E, as vezes ficamos até desiludidos. As pessoas se decepcionam com as outras por muitas razões. A lista pode ser bem longa: conflitos, ofensas, hipocrisia, negligência e outras tantas coisas. Mas, ao invés de ficar chocados e surpresos, devemos nos lembrar de que as pessoas são imperfeitas, incluindo nós mesmos. Porque somos imperfeitos, nós nos ferimos uns aos outros, algumas vezes intencionalmente, outras não. Mas em vez de abandonarmos os relacionamentos, devemos permanecer e trabalhar para acertarmos tudo tanto quanto possível. Reconciliação e não fuga é o caminho que fortalece o caráter e aprofunda a comunhão. Abandonar os relacionamentos ao primeiro sinal de desapontamento ou desilusão é marca de imaturidade. Sempre aprendemos através dos relacionamentos. Além disso, não existe um relacionamento perfeito. Todo relacionamento tem suas imperfeições e fraquezas. Logo outras pessoas irão desapontá-lo de novo. Se, um dia você encontrar pessoas que se relacionam de forma perfeita, essa mesma perfeição é suficiente para exclui-lo, porque você não é perfeito! Quanto mais cedo abandonamos a ilusão de que os nossos relacionamentos devem ser perfeitos, tanto estaremos livres para amar as pessoas como elas são. Este é o começo das verdadeiras amizades.

8 comentários:

Vilma disse...

Gostei muito do post.
O problema nos relacionamentos é em grande parte esse: falta de maturidade em aceitar as limitações e falhas de cada um.
A grande aventura é crescer e aprender uns com os outros.
DTA

alealb disse...

também amei o post....
muito bom, pastor!
este tema toca a todos pois nao vivemos sem relacionamentos, muito menos sem atritos em relacionamentos!
costumo pensar que tenho tantos defeitos, erro tanto... isso me ajuda a pelo menos tentar ver os outros de maneira mais ampla...e aceitar ou entender suas atitudes.
beijos,
sua ovelha, alê

Mentoria Espiritual disse...

Olá Vilma...
Você tem toda razão, relacionamentos são uma grande aventura mesmo. Uma aventura com todos os ingredientes da vida. Quem reclama da falta de aventura na vida, é só ter coragem para se relacionar de modo sincero e profundo com os outros.
Um grande abraço
Neuber

Mentoria Espiritual disse...

Alê...
Você e o Alberto são para mim uma fonte de encorajamento. Vocês me ajudam a querer ser melhor a cada dia. Com amor
Neuber

Marlene Maravilha disse...

Além de todas estas maravilhas escritas (amei o post), tem o respeito, que nao existe mais pelo outro e acaba deteriorando qualquer relacionamento, quer seja de amigo, irmao etc.
Um grande abraco.
Gostei muíto do "desenvolvendo inteligencia espiritual".

mtnk disse...

Oi Pr querido,

Você tem sido usado dia-a-dia para me mostrar como coisas que parecem tão complicadas podem ser mais simples. Aceitar as pessoas como elas são e daí relacionar-se com elas, é uma arte, um desafio. Tenho muito que aprender ainda. Contarei sempre com sua ajuda. Prometo me esforçar!

sua ovelha também!!!
mtnk

Pablo Ramada disse...

Relacionamentos. É relacionando-se que se aprende.

Rosana Steimbach disse...

isso mesmo, estou sendo mt edificada hj aqui...

só aprende quem se relaciona...

;)