terça-feira, 27 de novembro de 2007

"Lá vem o tal sonhador..."

Há um tempo atrás, os jornais noticiaram que um soldado israelense havia perdido a capacidade de sonhar. Ferido em uma determinada área do cérebro, por uma granada, o homem dorme, mas não sonha. Uma junta de médicos o examinou cuidadosamente e concluiu que, a despeito de não sonhar, o soldado pode ser considerado um homem saudável.
E você, considera saudável uma pessoa que não sonha?
Acredito que ainda que seja possível alguém ser minimamente saudável sem sonhar, não consigo aceitar que seja possível viver plenamente sem sonhar.
José, o príncipe do Egito, era desprezado por seus irmãos porque sonhava. Eles diziam: “Vem lá o tal sonhador.” Mas foram exatamente os sonhos de José que salvaram o Egito, as nações e a sua própria família de um longo período de fome e privações.
José ao contrário dos irmãos, não tem os pés pesados nem é apenas um homem orgânico e agarrado à terra, sem asas para vôos maiores. Ele é um jovem comprometido com o chão de nosso mundo, mas cujos olhos namoram, com a esperança, com as estrelas.
O sonho do homem acordado deve ter como combustível o próprio amor. Afinal, como já dizia Olavo Bilac: “Pois só quem ama pode ter ouvido capaz de ouvir e de entender estrelas.”

8 comentários:

Gabriella Bontempo disse...

Aí...
Mandou ver Neuber...
Sonhos, como pode alguém viver sem...
Olavo Bilac, mesmo sabendo que nunca conseguiria o amor da sua vida morreu sem desistir!!!

Saudades...
A paz!!!

alealb disse...

lindo post!
muito lindo!
beijos,
alê

Anônimo disse...

Eu já ouvi falar que quem é impedido de sonhar acaba enlouquecendo. Os sonhos são importantes até para manter nossa sanidade mental. Quanto a sonhar acordado, acho que isso é que faz o mundo avançar para o futuro. Sem sonhadores ainda estaríamos à luz de velas e viajando em carruagens.

The Pescador disse...

Viver os Sonhos de Deus

Anônimo disse...

é...e viva os sonhos!
\o/
fechamento perfeito com Olavo Bilac...
bom fds
=)

alealb disse...

Neuber,
tem dois prêmios p'rá você, lá no nosso cantinho!
beijos,
alê

Rosana Steimbach disse...

mt mt bom!

como não conhecia esse espaço antes?

Deus abençoe mt vc!

=]

Marlene Maravilha disse...

"Ora direis ouvir estrelas, certo perdeste o censo, e eu vos direi no entanto, que para ouvi-las, muita vez, desperto e abro a janela pálido de espanto..."
Que lindo!!!! Este poema fez parte da minha vida durante um longo tempo, e na realidade parece que as palavras possuem vida.
Sonhos? É confortante sonhar acordado!
beijo grande e Deus abencoe!