quarta-feira, 2 de julho de 2008

Espiritualidade Irresistível


Jesus era um ímã de gente. Por onde quer que andasse, as multidões iam atrás dele. No evento da multiplicação dos pães e peixes, havia cinco mil homens, fora mulheres e crianças. Eles estavam ao ar livre, seguindo a pé por grandes distâncias. Mesmo exposta aos perigos da noite e faminta, a multidão permanecia lá. (Mateus 14). A Bíblia é clara quando nos relata que os pecadores gostavam de estar perto de Jesus. Mulheres e crianças eram atraídas por Ele. Jovens, intelectuais, políticos, religiosos, empresários, o que é que toda essa gente queria com Jesus. O que era, afinal, que fazia com que Cristo fosse assim, tão irresistível? Creio que você possa ter muitas respostas para esta pergunta, mas eu quero compartilhar com você as minhas. Jesus atraía as pessoas por causa da sua COMPAIXÃO. Não era sua eloqüência o que mais impressionava as pessoas. Nem mesmo a sua filosofia. Aliás, existiram oradores muito mais loquazes e filósofos muito mais brilhantes do que ele. O que mais atraía as pessoas era a Sua capacidade de se compadecer. Jesus não conseguia ficar indiferente ao sofrimento das pessoas. Uma viúva que acabara de perder o seu filho. Um mendigo sentado no pó da estrada. Uma prostituta flagrada em pleno adultério. Uma mulher com uma doença incurável. Um pai desesperado com um filho endemoninhado. O que é que todas essas pessoas tinham em comum? Necessidades, problemas, dores. E o que mais nos chama a atenção é que Jesus nunca repreendeu essas pessoas por tê-lo procurado, motivados por suas necessidades. Jesus nunca as mandou embora. Jesus nunca disse: "vocês precisam entender que o meu negócio é a salvação da alma e não os problemas pessoais de vocês". Se você quer que sua espiritualidade faça sentido para as outras pessoas, você precisa compreender que a dor dos outros, é, na verdade, o ponto de partida de Deus em suas vidas. Dor, solidão, desespero, perplexidades, vazio espiritual, solidão não são o fim da linha, mas sim o ponto de partida de Deus. Deus sempre começa com as pessoas exatamente no ponto em que elas estão. (continua...)

7 comentários:

Felipe Fanuel disse...

Caro Neuber,

É por isso que gosto mais de Jesus do que das instituições religiosas.

Abraço fraterno.

P.s.: Ah, acabei de inserir o seu blog nos meus links. Por favor, continue postando estas belas reflexões pastorais.

Anônimo disse...

Querido amigo, meu pastor...

Que bom que voltou a escrever abençoando-nos ainda mais!
Nosso Deus é maravilhoso é o Senhor dos recomeços e das vitórias!
mtnk

Gabriella Bontempo disse...

Neuber...

Que texto lindo!
Jesus é um exemplo sempre!
Não abria mão de ninguém, pelo contrário, amava e perdoava...

Que bom ter você de volta!!!

Vilma disse...

Que texto abençoador!
Sem dúvida, carecemos de compaixão para atrair pessoas a Deus. Creio mesmo que é onde temos falhado como discipulos e igreja: na graça e compaixão!
DTA

Anônimo disse...

Que bom que voltou!
........................

Ele sentia compaixão até com quem mais tarde iria abandoná-lo, denuncia-lo e trai-lo. Não se importava com "como" as pessoas eram ou "quem" elas eram.

CW

Mayara Assuncion disse...

Olá passei para visitar e gostei, muito bom esse post, faz pensar, as vezes temos pessoas nessecitadas ao redor da gente enão nos damos conta.
Muito bom.
Fique com o Rei!!!
passa lá no Incansável Sentinela
http://maysentinela.blogspot.com/

nandoguedes disse...

Olá, Neuber.
Gostei muito do blog. Vc é realmente o cara (de Deus!), uma benção em nossas vidas. Sobre o tema a "Burrice espiritual", como vc deve saber, vira e mexe aparece um engraçadinho processando um santo, e até Deus. A última foi noticiada na Tribuna dos Advogados, jornal da OAB/RJ: "O portal eletrônico Terra anunciou que um preso romeno está processando Deus por falhar em salvá-lo do diabo. De acordo com o site , o prisioneiro, chamado Pavel M., acusa Deus de traição, abuso e tráfico de influência. O homem alega que o seu batismo representa um contrato entre ele e Deus, no qual caberia a este a obrigação de manter o Diabo longe, assim como os problemas. A reclamação foi enviada para a Corte de Timisoara. Os procuradores já afirmaram, contudo, que provavelmente o processo será arquivado, já que eles não têm como chamar Deus para depor".Pior é se algum juiz louco mandar um oficial de justiça atrás de Deus. Já pensou...só na eternidade. Um abraço, até mais.