segunda-feira, 14 de julho de 2008

O choro do palhaço "des-graçado"...

A Orla de Niterói mais uma vez foi palco de uma passeata cujo objetivo era reafirmar o orgulho gay. Milhares de pessoas foram às ruas para dançar, pular e fazer tudo o que desse na cabeça. Preso no engarrafamento, de dentro do meu carro, parecia que muitos daqueles que se dirigiam para o local do desfile, estavam muito felizes. Mas, contrastando com o clima de festa, eu estava triste. Triste porque não conseguia encontrar nenhum motivo para festejar. Muito ao contrário só consegui chorar. Chorei na frente de todo mundo. Chorei como um palhaço des-graçado. Chorei sozinho! Desculpem, não quero ser um estraga prazeres. Mas, não consegui encontrar alegria diante de tantas meninas adolescentes que se beijavam na boca motivadas por longas talagadas nas garrafas de vodka que passavam de mão em mão. Não consegui rir do grupo de rapazes que passou vestindo apenas chapéu de “cowbói”, botas e sunga tipo fio dental. Não havia graça em todas aquelas crianças, que para delírio dos seus pais, tentavam imitar as coreografias feitas pelos principais atores do evento. Desculpem, mas na minha opinião, homossexualidade não tem nada a ver com isso! Homossexualidade tem a ver com o drama das paixões humanas. Homossexualidade tem a ver com a dificuldade de se completar com os diferentes. Homossexualidade tem a ver com a dor de ter que administrar uma série de profundas rupturas psicológicas, sociais e espirituais. Não acredito que eventos deste tipo contribuam para o diálogo sobre a homossexualidade. E, mesmo acreditando que a prática da homossexualidade não é o melhor caminho para um ser humano, quero registrar o meu profundo respeito, por todos aqueles sabem da dor de assumir suas próprias escolhas.

6 comentários:

Anônimo disse...

A parada gay é mais uma desculpa para liberar atitudes que em outras circunstâncias seriam alvo de crítica de muitos (não me atrevo a falar maioria).
Mais do que liberdade esses movimentos outorgam o direito de colocar mordaças nas bocas dos que enxergam que a sociedade esta moralmente decadente, espiritualmente desorientada e civilmente corrompida.
Coremos todos!
CW

Renato Alt disse...

Neuber, o problema que enxergo é que a gestação de um paradoxo: com intuito (declarado, ao menos) de afirmar a posição assumida pelos homossexuais, a Parada vêm funcionando como um canal de repressão para aqueles que NÃO são homossexuais. Me explico: quem, de alguma forma, manifesta desconforto com eventos como o tal ou qualquer tipo de atitude reprobatória quanto ao comportamento do gay é imediatamente rotulado como homófobo, antiquado etc. Ou seja, ironicamente, a Parada reprime tanto quanto supostamente libera. Ai de quem for contra! Assim, o direito à opinião própria vem sendo continuamente obliterado em função da doutrina do "politicamente correto" que nos é empurrada goela abaixo todos os dias...

Abraços.

Gabriella Bontempo disse...

Neuber, que ótimo post (apesar do assunto)... Só Cristo mesmo!!!

PS: O que é batráquio?? rsrs


Abraços

RUY EDUARDO DE CASTRO disse...

Parabéns pelo blog,gostei e voltarei.
Que Deus o abençoe.
Abraço
ruy

Unknown disse...

Parabéns pelo comentário!
Bom, entender como, porque, quando ou outras incógnitas que circundam o homossexualismo é uma tarefa que não me arvoro, pois entendo que estas questões, quando levantadas, fortalecem as divergências e separam as pessoas.
O que gostaria de "postar" neste espaço é um breve comentário sobre como, alem de triste, me sinto quando observo estes movimentos de afirmação do homossexualismo.
A liberdade de expressão e manifestação pacíficas, são direitos que nós decidimos eleger como uns dos fundamentos de nossa sociedade, então não podemos, agora, reprimir este direito de diferentes, como os homossexuais.
Nós não podemos temer a liberdade dos outros se manifestarem, ou até mesmo expressarem-se.
O que esta em jogo nisso tudo, é como vamos fortalecer os conceitos que entendemos corretos e passá-los aos nossos descendentes de uma forma clara e que gere neles a certeza de estarem fazendo o que é "certo"?
Sinto-me preocupado com isso.
Às vezes parece mais fácil tolhermos a opinião dos outros do que ensinarmos os nossos princípios.
Não podemos criticar uma passeata legitima de manifestação, sob pena de estarmos dando um tiro no próprio pé, o que temos que fazer é fortalecermos os princípios cristãos ao ponto podermos amar aquelas pessoas que divergem frontalmente deles.
Fortalecer os conceitos que Cristo nos deixou é uma tarefa árdua, quando somos confrontados com a afirmação e aceitação do orgulho gay, como sendo coisas "desejáveis" para nossa sociedade.
É neste ponto que não podemos esmorecer, pois de forma firme e contundente estão tentando flexibilizar nossos conceitos e princípios.
Assim, que viva a liberdade de todos e que tenhamos consciência de que a nossa está em Cristo, que de forma clara, condena, como pecado, toda a forma de depravação sexual, incluindo o homossexualismo, e assim devemos entender e pregar, mas sem nunca deixar de amá-los.
Um forte
Abraço.

Anônimo disse...

Vejo que de acordo com a Carta Constitucional é perfeitamente legítima a passeata que teria que ter como objetivo reprimir a discriminação contra o homossexual.

A questão é que não parece ser esse o objetivo de tais passeatas, pois não é nada necessário o consumo de drogas e a falta de roupas, verdadeiras bizarrices e atos obcenos gratuitos que nada tem a ver com a verdadeira causa e motivo da passeata, pelo contrário, acho que até atrapalha!
O errado é uma pessoa ser discriminada em seu emprego, na vida social pelo fato de ser homossexual, isso deve ser reprimido pois é discriminatório! Agora imaginem se fosse feita a passeata do orgulho Heterossexual com pessoas peladas, fazendo sexo, usando drogas, seria, ao meu ver, igualmente odioso e nítido abuso da liberdade concedida pelo texto constitucional.
A questão não é a proposta da passeata e sim a forma que ela é executada, sendo certo que há clara violação do direito alheio de não querer , por exemplo que uma criança saia na rua e veja pessoas peladas se agarrando.

A pessoa deve ter a liberdade de ser homossexual e ser tratada dignamente, todavia para isso, antes, tem que agir de forma digna. Sinceramente acho que da forma que é feita aumenta o preconceito ao invés de diminuí-lo