segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Action Day - Meio ambiente e inteligência espiritual

O mundo ocidental, cristão, tem contribuído muito pouco para a preservação do meio ambiente, muito ao contrário. Por que será? Acredito que isto está relacionado com a dimensão teleológica (conhecimento das finalidades) que o pensamento cristão dominante tem imprimido em nossa visão de mundo. Por que os cristão demoraram tanto para assumirem a bandeira da defesa do meio ambiente? Porque construímos uma escatologia pobre. Para os cristãos, o mundo vai terminar pegando fogo. Tudo será destruído. Haverá uma nova criação. Novos céus, nova terra. Uma vida nova. Tudo será renovado e recriado. Então, se é assim, porque tentar preservar um mundo que já está condenado à destruição? O que fazer então? Devemos abandonar a nossa perspectiva escatológica? Creio que não. Entretanto, precisamos revisitar a teologia da criação. Um dos propósitos de Deus ter criado o ser humano, foi o de cuidar de toda criação. Preservá-la e não destrui-la. Se beneficiar da criação não apenas com inteligência e tecnologia, mas com uma profunda reverência pela vida, e não espoliá-la. Depois de ter criado todas as coisas, Deus criou o ser humano no sexto dia. E depois de tê-lo feito, Deus instituiu o “sabath”, isto é, o sétimo dia, o dia de adoração. A primeira coisa que Deus nos chamou para fazer foi adorar. O universo é o grande templo de Deus. E nós fomos colocados dentro dele para adorá-lo. O meio ambiente está ameaçado porque perdemos o senso de adoração, nosso senso de sacralidade pela vida.
Na Europa, intelectuais entendem que a salvação do planeta passa necessariamente pelas mãos da engenharia genética. Uma vez que o único ser vivo, capaz de ameaçar a vida é o ser humano. Exatamente porque se julga superior e autônomo em relação à criação. Acredita-se, então, que se o ser humano for mudado, na sua constituição, tornando-se o mais próximo possível da natureza, ele não terá como colocá-la em risco.
Não creio que o ser humano precisa voltar aos estágios primitivos da sua existência. Será que precisamos abrir mão da nossa humanidade para salvar o planeta? Ou será que precisamos reencontrar o nosso verdadeiro lugar na criação?

2 comentários:

Pablo Ramada disse...

Equilibrio.

O palavrinha de significado complicado ein!

Precisamos parâmetros para poder dizer se estamos ou não equilibrados. Quais têm sido os parâmetros ao meu redor? Vou te dizer: 1.Dinheiro e sucesso; 2.Sexo e diversão e 3. Ganhar e aproveitar.

Será que o meu mundo é diferente do seu ou estou alienado?

Como é difícil fazer diferença num mundo assim, só com Jesus na "veia"! É pelo sangue mesmo, sangue que nos purifica de todo o pecado e muda as nossas espectativas e ideologias.

Graça e misericórdia!

Unknown disse...

Ótimo post!

Obrigado por ter comentado no meu, e obrigado por ter indicado o seu!!

De fato, revisitar a teologia da criação fará toda a diferença em nossa postura diante das coisas criadas por Deus.

Que Ele nos ajude a servirmos melhor!

abraço
:) SDG