quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Descobrindo o verdadeiro SEGREDO


“O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.” – Salmos 25.14 (BRP)
Disse Jesus: “O que vocês pedirem em meu nome, eu farei.” – João 14.14
“Portanto, eu lhes digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.” –
Marcos 11.24


O livro “O SEGREDO” já é o maior sucesso de vendas no segmento auto-ajuda. Grande parte do seu sucesso se explica em função de uma estratégia de marketing muito agressiva. E por abordar dois assuntos muito em voga em nossos dias:
a) busca por uma espiritualidade mágica
b) sede desenfreada por consumo
O maior fenômeno literário do segmento de auto-ajuda adapta teorias baseadas na ciência para fornecer uma alternativa racional à conquista da felicidade e do sucesso.
O rótulo é novo, mas o conteúdo é nosso velho conhecido. Estamos novamente expostos a uma corrente filosófica da psicologia aplicada chamada: CONFISSÃO POSITIVA. Cujo o pai, na modernidade, foi o Pastor, Escritor e Psicólogo Dr. Norman Vicent Peale, sua teoria foi muito difundida na década de 70 e base da sua teoria era: "Mude seus pensamentos e você mudará o seu mundo." A grande diferença entre Rhonda, a autora do “Segredo” e Norman Vincent Peal, é que ela desenvolveu a idéia de uma confissão positiva sem Deus, sem Jesus. Enquanto que para Peale, o grande objetivo era apresentar Jesus Cristo, como a razão máxima do otimismo indestrutível.
Para os idealizadores do livro “O Segredo”, a idéia da existência de Deus é aceita, ele criou o mundo e tudo que nele existe, mas se ausentou dele. Deus pode até estar presente aqui, mas de um modo que não faz a menor diferença.
O grupo sugere que o universo é uma espécie de gênio que está a nossa disposição para realizar todos os nossos desejos. É só pedir de um modo correto, que você terá o mundo aos seus pés.
As melhores tradições cristãs não nos permitem pensar o universo como um gênio, e sim como uma expressão da capacidade criativa de Deus. Um Deus que criou por amor. Um Deus que não está ausente. Um Deus que quer se relacionar.
Cada pessoa,do ponto de vista bíblico, é um sonho de Deus realizado, um ser singular, criado por Deus para cumprir uma missão no mundo, viver seus propósitos e desenvolver um relacionamento pessoal com seu criador.
A Bíblia diz: “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” – Salmo 139.16.
Você não está aqui por acaso, você não é um acidente, sua vida foi planejada por Deus, mesmo antes de seu nascimento ter acontecido.
O verdadeiro segredo da vida não é tentar inventar um sentido para a sua própria história pessoal, mas sim encontrar o seu lugar na história que é contada por outra pessoa – DEUS. A Bíblia diz: “O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.” – Salmos 25.14. Você precisa reconhecer o seguinte: A lei da atração existe, mas ela deve ser usada para o benefício dos propósitos de Deus e não para o seu propósito pessoal. Aqui o palco é dele, somos participantes na peça dele. O Salmista Davi disse: “Reconheçam que o SENHOR é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.” – Salmo 100.3
A grande questão da vida é saber que estamos aqui para cooperar com algo muito maior do que nós mesmos. A verdadeira arte é desempenhar esse papel com alegria, maestria e grandeza.

7 comentários:

Anônimo disse...

Religião a gente não deve discutir.Assim eu leio o seu texto para saber o quê outros pensam. Mas, com todo o repeito, também ACHO que Deus não fica de olho na gente a não ser em ocasiões especiais.Ele criou tudo com uma lei que rege naturalmente e intervém quando acha que deve e não qd o ser humano acha.O texto da Bíblia é mera interpretação , às vezes equivocada e interessada ou mesmo fragmentada o que prejudica o todo.Mesmo porque o homem não é o único ser vivo da criação.Ele é que sente-se o tal.

Fábio Mayer disse...

EU fico desconfiado de toda e qualquer obra que se diz "espiritual", mas ao mesmo tempo promete alavancar o sucesso de alguém naquela linha de fazê-lo feliz por ter poder econômico, ao invés de sê-lo por estar de bem consigo mesmo.

Enfim, não gosto de auto-ajuda, pelo menos não dessa auto-ajuda comercial que vemos nas prateleiras das livrarias, os "best-seller" de nosso tempo.

Deus existe e ajuda a todos no que pode, mas não interfere no nosso livre arbítrio. Se nossa vida vai mal, a culpa é nossa, dos nossos erros e decisões equivocadas e é fato comprovado cientificamente que quando temos fé em alguma coisa, especialmente em Deus, temos melhor capacidade de decidir.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mentoria Espiritual disse...

Prezado Magui...
Concordo com você. Também não gosto de discutir religião. Até porque, o mundo está cheio de religião e não está melhor por causa disso. Entretanto, gosto de refletir sobre a nossa dimensão espiritual. Sabe Magui, acreditar num Deus impessoal, que está apenas dentro da cabeça de cada pessoa, num Deus que é somente energia. Isto também, não ajuda muito. Mas pensar assim, é muito mais fácil. Isenta-nos de maiores responsabilidades.
Um grande abraço
Neuber

Mentoria Espiritual disse...

Olá Fábio...
Eu também acho deplorável que em muitas igrejas, a proposta seja para fazer negócios com Deus. Na verdade estamos divididos entre os bispos vermelhos do catolicismo e os bispos das verdinhas do neo-pentecostalismo (rs).
Um grande abraço!
Neuber

Pablo Ramada disse...

Otimismo Indestrutível, coitado de Paulo de Tarso, deve ter dado um "azar danado".

Excelente post!

E tem razão no que comentaste em meu blog, como é difícil médicos que se preocupem com o paciente além da doença.

Anônimo disse...

Os neo-pentescostais pelo menos oferecem uma igreja, um culto e uma doutrina. Mas livros de auto-ajuda que mencionam formas mirabolantes de chegar ao sucesso em uma suposta comunhão com Deus, são meros produtos comerciais, são apenas fruto de espertalhões que se aproveitam da necessidade alheia de transferir seus problemas para outrem.