sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Inteligência Espiritual e a essência da liderança

No Evangelho de Mateus, no Novo Testamento, Jesus faz uma declaração definitiva sobre liderança. A passagem foi interpretada de várias maneiras, mas o princípio fundamental é que qualquer que aspire a liderança deve ser o primeiro a servir.
Parece apenas discurso religioso, principalmente porque vivemos num mundo onde o foco é o poder, é estar no comando, é ter o controle. Que história é essa de servir? Afinal de contas, nos últimos 15 anos muitos de nós tem trabalhado para deixar seus chefes felizes. Agora que nos tornamos "chefes" vamos continuar servindo?
O pensador Max Weber tem idéias interessantes sobre a diferença entre poder e autoridade. Se você não for capaz de perceber essa diferença, nunca vai compreender o que Jesus estava querendo dizer. Até porque Jesus nunca possuiu poder. César, Napoleão, Georg Busch, Papa, essas pessoas têm poder.
Jesus falava a respeito de liderar, não através do poder, mas sim através da autoridade. Agora, se alguém quer liderar a partir da autoridade, precisa servir, se sacrificar, procurar o bem-estar dos seus liderados.
Martin Luther King Jr. reconheceu esse princípio: "Você não precisa ter um diploma de faculdade para servir. Não é fundamental conhecer a segunda lei da termodinâmica na física para servir. Só precisa ter um coração generoso e uma alma movida pelo amor".
(Baseado no livro "Como se tornar um líder servidor" - James Hunter

Um comentário:

Pablo Ramada disse...

James Hunter é um gigante!

Não sei o que aconteceu com o seu comentário, confesso que senti falta.

Abraços!