sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Brincando de pique esconde...

É sempre chocante encontrar vida quando pensamos estar sós.
“Venha ver!”, gritamos. “está vivo”.
É exatamente nesse ponto que muitos recuam.
Acreditar em um “Deus impessoal” – tudo bem. Em um Deus subjetivo, que vive na mente das pessoas – melhor ainda. Em alguma energia gerada pela interação entre as pessoas, em algum poder avassalador que podemos deixar fluir – o ideal. Mas sentir o próprio Deus, vivo, puxando do outro lado a corda – é outra coisa.
Há um momento em que as crianças que estão brincando de pique esconde, de repente, ficam quietas e uma sussurra no ouvido da outra: “Você ouviu aqueles passos no corredor?”
Chega uma hora em que as pessoas que ficam brincando com as coisas espirituais, de repente, voltam atrás: Já pensou se nós o encontrássemos mesmo? Não é essa a nossa intenção! E, o pior de tudo, já pensou se ele nos achasse?

“Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês', declara o SENHOR.” – Jeremias 29.

(Baseado nos textos de C.S. Lewis)

5 comentários:

Pablo Ramada disse...

:)

Anônimo disse...

Se Deus fosse um rosto ao que eu pudesse olhar nos olhos, ficaria com muita vergonha de Ele olhar para mim. O que sera que Ele veria?. E que sentimentos despertaria nEle? decepção? tristeza? ira?
Acho que faria o mesmo que Adão e Eva, ia querer me esconder. Mas não ia ser divertido que nem pique-esconde.

Cleber Baleeiro disse...

Valorizo a experiência com Deus porque preciso dela, sou dependente, mas isso não exclue dúvidas ("Chega uma hora em que as pessoas que ficam brincando com as coisas espirituais, de repente, voltam atrás: Já pensou se nós o encontrássemos mesmo?").
As certezas absolutas que a cristandade tem cobrado do crente há 2000 anos têm, em nossa condição pós-moderna, perdido muito de sua força. Isso não quer dizer que as pessoas estão perdendo a fé, mas externando suas dúvidas.

Gostei do seu blog, sua iniciativa de desenvolver uma inteligência espiritual a partir desse veículo é bem interessante.

Abraço!

Mentoria Espiritual disse...

Olá Cris...
Ainda bem que a Graça de Deus está derramada sobre nós de um modo que nem nós conseguimos entender ou explicar.
Neuber

Mentoria Espiritual disse...

Olá Cleber...
Valeu por sua visita. Seja bem-vindo ao mentoria para juntos, desenvolvermos nossa inteligência espiritual.
Neuber