quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O significado do sacrifício...

Para muitas pessoas, em nossos dias, a palavra sacrifício significa renunciar a alguma coisa. Então é comum ouvir alguém dizendo: “eu estou sacrificando os meus fins de semana para estudar”, “este regime é um sacrifício”. Isto torna evidente o quanto o nosso conceito de sacrifício é superficial. A origem da palavra sacrifício revela que seu verdadeiro significado é “santificar ou tornar sagrado”. Sacrificar não é renunciar a alguma coisa para conseguir outra mais desejada. Sacrificar é o ato de re-significar alguma coisa, dar um novo valor, trocar de plano, elevar a fim de conseguir alcançar uma consciência mais elevada. Um sacrifício nunca é uma negação da vida, ao contrário, sempre é uma afirmação da vida. Se você tem alguma dúvida se a sua vida tem algum valor. Eu quero que você saiba, nesta tarde fria e chuvosa de primavera, que houve alguém que escolheu sacrificar a sua vida por sua causa. É por isso que Jesus não é apenas mais um mestre da religião. Ele foi o único que decidiu sacrificar a sua vida, a fim de tornar santa a sua.

10 comentários:

Pablo Ramada disse...

Pr. Neuber, preciso de uma opinião sua. O que você pensa sobre o dançar no culto?

Pergunto isso porque participei de um debate onde pessoas são totalmente contra.

Responda por aqui que eu venho depois pra ler.

Abraços

Gabriella Bontempo disse...

Olá Neuber, tudo na paz?!

Aleluias pelo sacrifício de Cristo... Aleluias por Ele ter "sacrificado" a Glória por amor de todos!!!
Aleuias!!!
O verdadeiro sacrifício!


...
Saudades, mas já tô com net em casa! Voltamos à ativa!!!
rs
Abraços!!

Mentoria Espiritual disse...

Olá Ramada...
Em princípio eu sou a favor da dança. Seja como coreografia, ou como uma atitude individual espontanea. Mas, reconheço que no ramo evangélico, mais tradicional, histórico, influenciado pelo pietismo e puritanismo, toda expressão emocional e artística, é vista com maus olhos. Eles fazem uma exegese bastante pobre de Romanos 12, onde Paulo ensina que o "culto deve ser racional". Isto significa que o culto deve ser inteligente e não racionalista, isto é, destituído de emoção. Não podemos nos esquecer que servimos a um Deus patológico e não apático.
Um grande abraço
Neuber

Pablo Ramada disse...

Obrigado pela resposta.

Ainda estou confuso com um monte de coisas, mas na prática eu nem danço, só quero estar por dentro.

Ablagos

PPR

Anônimo disse...

Neuber, acho que tem algo extranho na sua afirmação "Não podemos nos esquecer que servimos a um Deus patológico e não apático".

Anônimo disse...

Por mais que eu pense e medite sobre o assunto "sacrifício", sinto que não consigo chegar à profundidade que existe nesse ato. Algo me falta para ter a compreensão total.
Se olhado somente pelo ponto de vista da morte, perde o sentido, até porque muitos se auto-imolaram em nome de alguma causa ou pelo “bem” da humanidade.
Separadamente, sem estar automaticamente ligado à santidade e principalmente à ressurreição, não se explica.
Daí, a meu ver, não haver valor nenhum em sacrifícios individuais.

Unknown disse...

Nossa que texto lindo...falou muito ao meu coracao =)
So Jesus se deu como sacrificio santo...
Muito obrigada por suas visitas e comentarios no meu blog, sempre sao muito edificantes
Deus abencoe teu fim de semana

Mentoria Espiritual disse...

Olá Cris...
A frase foi escrita para chamar atenção mesmo. Quando eu estou dizendo que é patológico, eu estou me referindo ao sentido original que a palavra grega "pathos" nos remete. Pathos significa emoção, paixão. Neste sentido, estou afirmando que o Deus revelado na Bíblia é emocionalmente orientado. Nosso Deus não é apático, isto é, destituído de emoção.
Um grande abraço
Neuber

Mentoria Espiritual disse...

Oi Ruiz...
Obrigado pelo seu coment... o seu blog também me edifica muito. Um ótimo fds pra vc também
Fica com Deus
Neuber

Pablo Ramada disse...

Neuber, estou começando uma nova série de meditações, dessa vez em Romanos 12, e tem muito a ver com sacrifício, quer participar? Dá um lida lá e se quiser, escreve algo e me manda por email. ppramada@hotmail.com. Vai ser muito bom ter um texto seu em meu blog.

Abraços