segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Inteligência Espiritual e modelos de espiritualidade

Na última enquête eu perguntei: “O que mais caracteriza uma espiritualidade saudável?”. Cem por cento das respostas foram: “ter uma vida correta”. Por correta pode-se entender como uma vida pautada por valores, uma vida ética. As outras possibilidades seriam: “conhecer teologia e doutrinas”; “cuidar dos mais necessitados”; “ter experiências místicas”. O que mais me chamou a atenção foi o fato de que era possível escolher mais de uma opção. Entretanto, todos escolheram uma única opção. Ter ética é essencial para se desenvolver uma espiritualidade saudável. Mas, e quanto a dimensão do cuidado? Cuidar dos que sofrem, dos que estão excluídos, cuidar do meio-ambiente? Jesus nos ensinou que um copo com água fresca, dado em seu nome, tem implicações cósmicas. E quanto a dimensão teológica? Conhecer, refletir, pensar, a respeito do nosso relacionamento com Deus? Jesus alertou aos fariseus e escribas da sua época que eles erravam, porque não conseguiam distinguir o próprio Cristo, nas Escrituras. E quanto a dimensão do carisma? Viver grandes experiências com Deus? Foi Jesus quem disse: “tudo é possível ao que crê”. Uma espiritualidade mais saudável passa necessariamente pela integração dos diferentes projetos de espiritualidade.

2 comentários:

Irenio Silveira Chaves disse...

Pra você ver como o tema da espiritualidade tem incomodado as pessoas. Os modelos propostos de espiritualidade não satisfazem mais as pessoas (até mesmo muitos dos propostos pela igreja). Acho que chegou um momento de não nos levarmos mais pela ingenuidade e admitir que é hora de tomar posições. Valeu

Anônimo disse...

Levar uma vida correta implica em todas as outras posturas, sim!
Toda vez que passo por alguém em situação de sofrimento e viro o rosto porque isso me incomoda, sinto todo o peso da hipocrisia cair em cima de mim. E como mudar minha atitude sem ter uma vida de meditação que me permita entender como mudar essa falha?
Está tudo interligado. Não somos formados de compartimentos separados que podem atuar isoladamente um de cada vez: agora vou ser ético, agora vou me espiritualizar, agora vou ser caridoso... E nada disso funciona se ainda não estivermos ligados a Deus.