segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Inteligência Espiritual e a sua "nós-biografia"

A narrativa de qualquer pessoa é narrada na biografia de todos nós. A biografia de alguém, nunca é a de uma pessoa sozinha, mas sim comunitária. Quando você lê os Evangelhos, percebe que a narrativa de Jesus não foi construída do ponto de vista de sua pessoa isoladamente. O único relato da vida íntima de Jesus foi a tentação. A raiz da tentação é quebrar a nossa unicidade; é nos tornar aquilo que nós não somos; é isolar a nossa narrativa.
Narrativas são expressões concretas. Precisam estar integradas às nossas reflexões. Quando compartilhamos nossas histórias, estamos abertos para integrar nossas reflexões. Devemos aprender a ouvir as narrativas uns dos outros não como histórias isoladas, mas como uma só narrativa.
A narrativa de cada pessoa é aberta. Suscetível a contextualização e interpretação. A nossa narrativa histórica é uma oportunidade de revelar nossas singularidades, mas que ao mesmo tempo são intercomunicantes. Em nossas narrativas, estão presentes tanto quedas, quanto redenções de todos nós.
Narrativas são experiências. Tomar contato com as experiências é tocar a vida. Narrativas são oportunidades de se compartilhar em contexto comunitário, para crescimento, mútuo. Quando foi a última vez que você compartilhou sua história com alguém? Sua narrativa pessoal não pertence só a você. Pertence a sua família, aos seus amigos, mas também a todo ser humano. A sua biografia não é só sua. Você não tem apenas uma auto-biografia, mas sim uma “nós-biografia”.

6 comentários:

Anônimo disse...

OLá,
acredito na construção da biografia a partir do encontro com o outro....´é no encontro que nos vemos e somos levados a nos reformular...
Sou grata a DEus pela Ibon e pelo Pr. Neuber que sempre nos instiga a viver experiências no conexto grupal.
Um forte abraço.
Solange Cabral

Anônimo disse...

Olá ,
acredito na construção da biografia a partir do encontro com o outro...
é no encontro que nos vemos e somos motivados a reformular a nossa história...
Sou grata a DEus pela família Ibon e pelo Pr. Neiber que nos instiga a compartilhar experiências,no contexto do grupo.
Um forte abraço

Anônimo disse...

A história do mundo se constrói pela união da narrativa dos personagens. Como contar a segunda guerra falando somente de Hitler e deixando de lado W. Churchill e Mussolini?. Ou falar de Jesus sem remeter aos profetas do AT?
Eu gosto de mergulhar nas biografias: as famosas registradas na literatura e as dos anônimos do dia a dia.
Mas, o que vemos por ai? A maioria esta a procura de alguém que ouça sobre suas desgraças pessoais, suas dificuldades diárias, seus problemas existenciais. Tem muita gente precisando falar e poucos, muito poucos, dispostos a ouvir.
Saber ouvir faz parte da IE ?

Pablo Ramada disse...

Neuber,

acredita que só vi sua postagem hoje? Por que to falando isso?

Hoje postei sobre a biografia de Chaplin. Gosto muito de biografias. Queria mudar algumas coisa na minha "nós-biografia", infelizmente não posso. Ainda bem que Deus ja me perdoou. Ufa!

Abraços.

Mentoria Espiritual disse...

Cris...
Eu acho que saber ouvir é uma arte, é divino. Ouvir é um ato de amor. Se Deus, que tem a Palavra mais poderosa e relevante do universo, ouve... imagina nós?

Mentoria Espiritual disse...

Ramada...
Eu também meu amigo... eu também... eu acho que esse de dizer: "eu não me arrependo de nada" é conversa de gente que não é humilde. Se eu pudesse teria mudado muita coisa. Mas que bom que tem alguém lá em cima que sabe escrever por linhas sinuosas...(rs)
Abraços