terça-feira, 18 de setembro de 2007

Use a Inteligência Espiritual para tirar sua vida da mesmice

Um jornal noticiou que um israelita atingido no cérebro por uma granada é capaz de dormir, mas não de sonhar. Muitos de nós somos assim também, perdemos a capacidade de sonhar, vivemos mas não sonhamos mais. Ganhamos raízes mas perdemos as asas. É tudo sempre o mesmo lugar, sempre a mesma coisa.
É fácil cair na mesmice na vida. O problema é que estacionar na mesmice é perigoso. Mesmo que você esteja no caminho certo, será atropelado se apenas permanecer sentado lá!
O que é necessário para fazer você se movimentar? Sonhar os sonhos que realmente valham a pena? Existem três motivadores muito comuns:
DOR – nos motiva a mudar. Quando passamos por dificuldades fazemos promessas internas de mudança. Você adia a consulta ao dentista até que a dor seja insuportável. O problema com a dor é que quando ela passa, a motivação também vai embora.
PRESSÃO - quando o médico diz “Perca 15 quilos ou vai morrer”, ou o patrão fala “Melhore seu desempenho ou será despedido”. O problema da pressão como motivador é que ela não dura. Quando a pressão diminui, a motivação também se reduz.
PERSPECTIVA - quando você é inspirado por uma visão ou por um propósito desafiador. Então você percebe que se não alcançá-lo você estará desperdiçando a sua vida.
É por isso que eu quero encorajá-lo a tirar a sua vida da mesmice. Se você acha que a sua vida ficou estagnada quero desafiá-lo a buscar renovação. Você não precisa da dor ou da pressão para mudar. A verdade é que nada irá motivá-lo mais do que viver orientado para grandes propósitos.
Mas, para sair da apatia você precisa dar alguns passos:
ASSUMA a responsabilidade pela inércia em que se encontra a sua vida. Recuse-se a ser alguém que se desculpa, que racionaliza a falha ou alguém que acusa, que culpa os outros. Pelo contrário, seja alguém que escolhe quebrar as mesmas velhas rotinas.
ACREDITE que a sua vida pode mudar! Pare de dizer “é impossível”e passe a dizer “posso todas as coisas n’Aquele que me fortalece”.
ESCLAREÇA o que você realmente quer. Escreva especificamente no que você realmente gostaria de que houvesse mudança.
NÃO ESPERE por circunstâncias ideais. Pare de dizer “Quando as coisas melhorarem...” “qualquer dia desses”. As Sagradas Escrituras dizem: “Se você esperar condições perfeitas, você nunca terá nada realizado.” (Eclesiastes 11:4). Portanto, mãos a obra!

6 comentários:

Pablo Ramada disse...

Mesmice é o que não vemos por aqui.

Antes da DOR da velhice chegar, ou de qualquer imprevisto, eu quero diminuir a PRESSÃO que há sobre mim, e contemplar a PERSPECTIVA de Deus em minha vida - propositalmente.

ASSUMIR responsabilidades está em falta hoje em dia, mas vou me esforçar e ACREDITAR nas mudanças. Lá vem esse tema de novo - acorda Pablo! - para ESCLARECER as minhas idéias e conceitos. SEM ESPERAR cair do céu. Trabalhar com o real mesmo não tendo o ideal.

Anônimo disse...

Este post tem tudo a ver com as circunstancias atuais na minha vida.
Já passei pelo primeiro passo (assumi) e o segundo (acreditei). O terceiro (esclarecer) está um pouco mais complicado, mas como o Pai esta sussurrando aos meus ouvidos o caminho a seguir, decidi ir direto para o quarto: “pela fé” me matriculei no vestibular!!!
Vou precisar de muita (muita mesmo!) oração.

Mentoria Espiritual disse...

Ramada...
Acho que a tal da teimosia da esperança é melhor do que a obediência da incredulidade. Conhece a história do Sísifo, pois é. Vamos rolar pedra morro acima.
Um grande abraço
Neuber

Mentoria Espiritual disse...

Criss...
Com relação a clareza, quero te contar uma experiência. Estava dirigindo para Angra, num dia de sol claro, céu azul, quando entrei num túnel, super escuro. Fiquei cego por alguns segundos. Mas continuei, porque sabia que ia encontrar luz do outro lado.
Um grande abraço
minha amiga e irmã
Neuber

Anônimo disse...

Hoje pela manhã estava relendo alguns textos e um deles me fez lembrar de uma das postagens do blog, que fala justamente da mesmice; desse estado de inércia que se instala na vida da gente às vezes tão sorrateiramente que, quando nos damos conta, estamos prostrados diante da vida, dos fatos, dos acontecimentos, dos problemas, enfim.
E uma das coisas que mais me chamou atenção foi “NÃO ESPERE por circunstâncias ideais”. Esperar pelas “circunstâncias ideais”, pelo “momento certo”, é como esperar pela “tal felicidade”. Mas a vida é constante movimento, é interagir com o mundo a nossa volta, é aprendizado constante.
Muitas vezes, sair da “mesmice” é realmente um desafio. A aspiração de ir mais longe, de superar marcas, de ir mais alto, desafiando os riscos. Não sei até que ponto é certo ou errado, mas acredito que toda luta é válida, mesmo sendo uma luta perdida.

Anônimo disse...

Boa noite! Não lhe conheço e nem imagino quem seja mas quero agradecer pelas palavras que encontrei em seu blogg.Fiz uma oração e me encontrava muito angustiada por minha inércia espiritual e Deus falou comigo através desta leitura.Obrigado por vc existir só para mim rsrs, para que neste momento eu pudesse encontrar a resposta que precisava, saiba que realizou parte do propósito de DEUS.Um forte abraço de uma amiga distante.Deus é com voce e te ama muito.