quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Inteligência Espiritual

Inteligência Espiritual não é o mesmo que intuição. Também não é o mesmo que pensamento positivo. Tão pouco pode ser confundido com religiosidade. Há pessoas muito religiosas, mas com pouca Inteligência Espiritual e vice-versa.
Inteligência Espiritual é uma maneira de acessar a realidade buscando um sentido maior e final para todas as coisas. A Inteligência Espiritual nos ajuda a compreender que a análise lógico-racional não consegue dar conta de todas as nossas questões existenciais.
A Inteligência Espiritual é a fonte do bom senso, do equilíbrio, da mansidão, da lucidez profunda. Segundo a psicóloga e filósofa Danah Zohar que escreveu o livro QS: Inteligência Espiritual, publicado pela Record, a Inteligência Espiritual é: a capacidade de ser flexível; grau elevado de auto-conhecimento; capacidade de enfrentar a dor; capacidade de aprender com o sofrimento; capacidade de se inspirar a partir de conceitos e valores; relutância em causar mal aos outros; capacidade para ver conexões entre realidades distintas; tendência para se questionar sobre suas ações e seus desejos; capacidade de ir de encontro as convenções sociais e culturais.
A pessoa que mais representa este tipo de inteligência é Jesus Cristo. Ele viveu há mais de dois mil anos atrás, e mesmo assim, a sua influência mobiliza dois terços da população mundial. A maneira como ele viveu, o modo como ele se relacionou com as outras pessoas, como ele se doou para os outros, como ele foi capaz de enxergar a essência de cada ser humano, como ele se orientou por valores tão elevados, dá a Jesus o título de mestre quando o assunto é Inteligência Espiritual. Foi por esta razão que ele mesmo disse: “Mas aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11.29.
O desenvolvimento da Inteligência Espiritual é possível e necessária para qualquer pessoa, uma vez que a espiritualidade é uma característica inerente ao ser humano. A ignorância gera a crença mágica, mas a IE gera um senso tão profundo de propósito que consegue, aos olhos da racionalidade, acessar a dimensão do impossível e do milagroso.

7 comentários:

Anônimo disse...

Este segundo post esta mais relacionado com o tema do blog do que o primeiro, é uma ótima introdução.
Tal vez surjam algumas perguntas. Aqui vai a primeira: a IE é inata? Todos têm a mesma capacidade de desenvolvê-la se dadas as condições necessárias? Podemos dizer que todos têm “aptidão” para uma vida espiritual ?

Anônimo disse...

É isso aí. Chegamos a um momrnto em que se faz necessário resgatar a condição humana. A grande pergunta é: qual é a condição humana? Bem, pra começo de conversa, é bom que se diga que essa pergunta ainda não foi respondida satisfatoriamente. Lembro-me de alguns nomes, como Hanna Arendt, que apontaram caminhos muito interessantes. Mas nada como a proposta de Jesus Cristo, expressa nos evangelhos, de uma descoberta dos valores de si mesmo. essa é um tema que tem ocupado a minha mente há algum tempo. Mas não é um caminho que passa pelo campo da inteligência somente, mas também pelo campo da ética. Creio que é isso que o texto tenta mostrar. Quanto à questão da Cris, se seguirmos no entendimento de que nascemos dotados de uma estrutura capaz de conhecer, admitimos que todos são dotados de um quociente de inteligência espiritual, tanto quanto das demais inteligências múltiplas. O problema é se tivemos a loportunidade de nos ocupar disso e se consideramos isso relevante para nós. Principalmente quando verificamos um contexto marcado pelas leis de um mercado de consumo, que gera uma ideologia hedonista e narcisista. Se a inteligência espiritual, como eu penso, está relacionada a uma atitude de cuidado de si, então estamos na contramão do mercado. Falamos de um novo nicho, que se abre como um espaço alternativo para rever tudo o que está acontecendo por aí. Parabéns, Neuber. Você começou um longo caminho. Agora, é seguir adiante.

Mentoria Espiritual disse...

Cris,
Achei as suas perguntas tão relevantes que resolvi "postar" um texto que pretendo dar algumas dicas de como compreendo a IE. O Irênio deu também a sua contribuição brilhante, aliás, como sempre.
Obrigado Irênio pelo incentivo. Quero dizer parar você uma frase do "maluco beleza" Raul Seixas - "Sonho que se sonha sozinho é só um sonho, mas sonho que sonha junto é realidade."
Sejam bem-vindos, este blog é de vc's também.
Neuber

Unknown disse...

Pois é... sonho que se sonha junto é realidade!
Por enquanto não vou comentar, só observar !
sucesso nesse novo veículo de comunicação!!
Ruth Mara

Unknown disse...

It’s just great! It’s an amazing tool to enhance our spiritual lives.
I got impressed with the high quality of the issues in debate.
It’s something really fruitful, meaningful and useful for everybody’s daily life.
What else can I say about it? Smart move!
God bless you all.
Marcelo.

Anônimo disse...

A melhor forma de encontrar o que é simples e natural é na simplicidade da dinâmica das realidades discutidas: "dança cósmica"
"O essencial é invisível aos olhos...tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

O Pequeno Príncipe é uma literatura clássica e singela mas que em seus episódios os caminhos para o que procuramos é expressado de forma simples e sábia por Antoine de Saint-Exupéry

Anônimo disse...

Precisamos reduzir o tamanho dessas explicações.
A IE só funciona qdo existe unidade na diversidade,unidade interna p/ sintonizar a diversidade externa equivalente e adequada.