sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Usando a Inteligência Espiritual para lidar com o Stress (parte 2)

Há um velho ditado árabe que diz: “Somente sol e nenhuma chuva produz um deserto.” Se nunca tivéssemos um dia chuvoso, nossa vida seria seca. São os tempos bons e os difíceis que nos fazem amadurecer. A vida é uma mistura de tristezas e alegrias, vitórias e derrotas, sucessos e fracassos, montanhas e vales. As vezes pensamos que Deus só esta presente em nossos dias ensolarados. Deus está presente mesmo quando passamos por vales escuros. Ele não nos perde de vista, nem mesmo quando enfrentamos os nossos dias mais escuros. O Salmo 23:4 nos ensina que: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges”.
Existem, literalmente, vales escuros como a morte. São desfiladeiros íngremes, profundos e estreitos. A luz solar só atinge a base desses vales quando se encontra diretamente acima deles, ao meio dia. O restante do dia, o fundo desses vales permanecem na mais completa penumbra.
Na Bíblia, o termo “vale” também é usado com referência aos tempos difíceis da vida. Josué menciona o Vale da Desgraça (Js.7:26). O Salmo 84 menciona o Vale das Lágrimas. Ezequiel menciona o Vale dos Ossos Secos (Ez.37). Oséias menciona o Vale da Aflição (Os.2:15) e o Salmo 23 que faz referência ao Vale da Escuridão Profunda.
Como você lida com os vales escuros da vida? O Salmo 23 diz: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte... não terei medo.”.
A verdade é, qualquer dia desses, uma sombra cairá sobre a sua vida. Pode contar com isso. Quando esse momento chegar, você precisará se lembrar de três coisas importantes a respeito das sombras:
1. As sombras podem ser maiores do que o objeto que ela projeta. O medo é sempre maior do que o problema em si. O medo é que é enorme. O medo é que nos paralisa.
2. As sombras não podem nos ferir. Você alguma vez já foi atropelado por uma sombra? Há uma diferença entre a sombra de um caminhão e o caminhão, propriamente dito. Elas não podem nos ferir. Elas podem nos amedrontar, mas não podem nos ferir. Elas são apenas sombras.
3. Sombras não podem existir se não houver uma luz em algum lugar. Quando estamos no meio de um vale, pensamos que o sol parou de brilhar, que não há mais esperanças, que estamos sozinhos. Mas, sempre que existe uma sombra, significa que existe uma luz em algum lugar. Quando você sentir medo, não olhe para a sombra. Vire para a direção oposta e olhe para a luz e a sombra cairá atrás de você. Jesus disse: “Eu sou a luz deste mundo.” Quando olhamos para Ele, não ficaremos com medo das sombras ao nosso redor. Elas vão cair atrás de nós. Quando olhamos para dentro de nós ou para as circunstâncias, ficamos estressados. Mas quando olhamos para Cristo ficamos descansados. A escolha é nossa. Tudo depende para onde estamos olhando.

2 comentários:

Pablo Ramada disse...

texto maravilhoso.

Olha só daqui por diante, vou deixar sempre um ponto assim>> .:.

Pra você saber que estive aqui, porque já to ficando chato de tanto comentar aqui.

O comentário alegra qualquer blogueiro, principalmente daqueles que voltam sempre, e vez por outra vou comentar, eu não resisto, às vezes falo demais.

Mentoria Espiritual disse...

Ramada...
Seus comentários são sempre muito bem-vindos. Acho que todo blogueiro quer ser lido (ouvido). Quer interagir. Ninguém é blogueiro por acaso.
Um grande abraço
Neuber