quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Usando a Inteligência Espiritual para lidar com o "stress"

No início do século passado acreditava-se que, com os avanços da tecnologia, iríamos trabalhar cada vez menos e teríamos mais tempo para o lazer e a família. Ocorreu exatamente o contrário. As facilidades da vida moderna, como computador, internet, fax, celular, melhoria nos meios de transporte, tornaram a vida muito mais rápida e acrescentaram doses extras de stress à vida de todos nós. A maioria das pessoas acumulou mais tarefas, fica ligada 24 horas por dia. Bill Gates, dono da Microsoft costuma dizer que: “Parece que o mundo todo opera em intervalos de cinco minutos”.
A revista Veja afirma que um instituto brasileiro especializado estima que o nível de stress da população brasileira esteja 50% mais elevado que há quarenta anos.
O stress não é uma doença, e sim, uma reação instintiva ao perigo real ou imaginário ou a uma situação de desafio. Uma cascata bioquímica que prepara o corpo para lutar ou fugir.
O reflexo automático diante do perigo foi implantado em nossos genes para evitar que sejamos feridos ou coisa pior. Sem ele, teria sido impossível a sobrevivência da espécie humana. O problema é que estamos tão expostos a tantas situações de stress todos os dias e o dia todo, que o nosso gatilho de adrenalina, como moradores de uma grande cidade, é acionado, em média, 50 vezes por dia.
Agora, qual é o impacto de toda esta adrenalina em nosso organismo?
Se ocorre com freqüência e por períodos prolongados, o stress torna-se devastador para a saúde e para a qualidade de vida.
Uma pessoa estressada tem o seu batimento cardíaco aumentado em até cinco vezes acima do normal. A cada batida do coração com a pressão sangüínea acima do normal cobra um elevado preço das nossas artérias.
Reservas de açúcar são convertidas em glicose para fornecer energia extra ao organismo. O alto nível de glicose é um passo em direção ao diabetes e à obesidade. O sistema circulatório desvia para o cérebro e para os músculos o sangue necessário a digestão. A mucosa do estômago e do intestino ficam vulneráveis ao aparecimento de úlceras.
A inundação de hormônios causa mau humor, ansiedade, irritabilidade. Um deles, o cortisol, permanece muito tempo em circulação e se transforma numa toxina que mata os neurônios, daí os lapsos de memória associados ao stress crônico.
Como lidar como o stress usando a Inteligência Espiritual? Quero sugerir que você leia o Salmo 23. Leia em voz alta, todas as noites antes de dormir. Ou então leia todas as manhãs, antes de sair de casa. Ele é o salmo mais querido da Bíblia. Nele você irá encontrar o verdadeiro retrato de Deus. Um Deus que cuida, que supre, que sustenta, que nos oferece refrigério, que nos ajuda a vencer. E mais, quero sugerir que você ore. Ore uma oração simples. Diga para Deus: “Eu quero que você seja o pastor (líder) da minha vida”. E agradeça, desde já. Cultive o hábito de ter um coração grato.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já andei pensando nisso. Para mim, esse aumento de stress, assim como a maioria dos problemas que estão pondo em risco o equilíbrio ecológico, esta relacionado com a superpopulação. Vivemos em cidades lotadas, usamos transportes lotados que circulam por vias lotadas, freqüentamos shoppings lotados, elevadores lotados, praias lotadas, estradas... Temos agendas lotadas que nos impedem de termos o tempo suficiente para parar e cuidar de nossa vida espiritual.
Deus nos ordenou que nos multiplicássemos e reinássemos sobre a criação. Faz muito tempo que cumprimos seu mandamento e como reis somos mais do que despóticos.
Ou o homem para de maltratar a criação e a si mesmo ou continuará a sofrer as conseqüências de seus atos de orgulho. Inclusive o stress.
PS Seu blog tem sido um oasis no meio do stress de cada dia.

Mentoria Espiritual disse...

Criss.
Eu acredito que essa noção judaico-cristã de que somos a "coroa da criação" traz para nós muito mais responsabilidades do que privilégios. Será que como monarcas da criação, podemos fazer qualquer coisa?
Mais uma vez, seja bem-vinda! Pode matar sua sede e se refrescar a vontade. Me fez lembrar o profeta que disse: "Venham e comam e bebam de graça!"
Neuber