segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Quem possui Inteligência Espiritual convive com dúvidas?

"Jesus tem um amor muito especial por você. Quanto a mim, o silêncio e o vazio são tão grandes que olho e não vejo, escuto e não ouço"

"Por favor reze especialmente por mim para que não estrague a obra d'Ele e que Nosso Senhor possa se mostrar... pois há uma escuridão tão terrível dentro de mim, como se tudo estivesse morto".

"Tão profunda ânsia por Deus -- e ... repulsa -- vazio -- sem fé -- sem amor -- sem fervor. (Salvar) almas não atrai -- O céu não significa nada -- reze por mim para que eu continue sorrindo para Ele apesar de tudo."

"Digo palavras de orações comunitárias -- e faço de tudo para tirar de cada palavra a doçura que ela tem de transmitir -- mas minha oração de união já não existe -- não rezo mais."

De quem você acha que são as frases acima? Acho que vai ficar muito surpreso em saber que elas foram escritas por uma das maiores cristãs do século passado, Madre Tereza de Calcutá.

A editora Doubleday está lançando o livro “Venha Ser Minha Luz: Escritos Particulares da Santa de Calcutá”, a primeira coletânea dos pensamentos de Madre Teresa. A obra foi editada pelo padre Brian Kolodiejchuk, amigo da religiosa macedônia que foi beatificada em 2003. Madre Teresa teve visões de Jesus no início de seu ministério, mas passou os últimos 40 anos de sua vida sem essa conexão, o que lhe causou imensas incertezas sobre sua fé.

Será que é possível alguém possuir uma grande Inteligência Espiritual e ao mesmo tempo conviver com grandes dúvidas?

O que você acha destas frases: “Pai se for possível passa de mim este cálice, contudo, não seja feita a minha vontade, mas sim a sua”. “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?”

10 comentários:

Pablo Ramada disse...

Postou bastante ein!

Espero que ninguém esqueça que salvação é pela fé e não por obras. Espero que a madre tenha chegado a esse entendimento.

Irenio Silveira Chaves disse...

Oi Neuber. Como sempre, seus textos são ótimos. A dúvida é parte de nossa natureza humana. Não podemos negá-la nem podemos vencê-la. Podemos, sim, tirar melhor proveito dela. Aliás, a dúvida vem do grego keptikos, que quer dizer observador. Porém, usamos a idéia da dúvida pra descrever uma vida que vive entre dois mundos. Ter dúvida não é ser dúbio, duas caras. A diferença está no fato de que, mesmo na dúvida, prosseguimos adiante. Abraços, amigo.

Mentoria Espiritual disse...

Ramada...
Eu comecei essa semana inspirado...(rs)

Mentoria Espiritual disse...

Irênio...
É isso mesmo! Quem aceita caminhar na vida com fé, precisa se preparar para enfrentar dúvidas. Eu acho que quem não duvida, é porque nunca se permitir assumir os riscos da fé.
Vamos juntos!
Neuber

Mentoria Espiritual disse...

Ramada...
Vc acha que a nossa querida irmã Tereza de Calcutá, era alguém desprovida de fé?? Será que ela tentava ocupar o lugar de Deus entre os miseráveis? Será que ela colocou a "mão na massa" porque achava que Deus não estava nem aí??
Quem pode saber???
Neuber

Anônimo disse...

Li num outro blog, de alguem com fé e conhecimento indiscutíveis, que "triste vai ser se chegar no final e descubrir que não era nada disso". Jesus chegou no final (da sua vida como homem) e questionou. Por que nós não faríamos a mesma coisa. Ainda mais quando o medo entra na parada. Somos todos Pedros, homems de pequena fé.
Eu faço uma pergunta: será que entre tanta gente que ela ajudou, tem um que verdadeiramente entregou sua vida a Jesus?
Longe de mim achar que não devemos correr para atender os abandonados e esquecidos da sociedade. Mas não consigo imaginar Jesus dando pão sem falar do Reino do Pai. Aliás, depois do episódio da multiplicação dos pães e peixes, há outro onde ele comenta que as pessoas estavam lá somente para serem alimentadas (João 6:26). "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna". Sera que MT pulou essa passagem?

Unknown disse...

Obrigada pela visita!!!
Lindo texto, estarei passando por aki mais vezes =)
Deus abencoe

Felipe Fanuel disse...

Caro Neuber,

Vim agradecer pela visita!

Para mim, a dúvida é extremamente importante na vivência da espiritualidade.

Um forte abraço.

Elsa Sequeira disse...

Olá!!!

Venho convidar-te a juntar-te aos muitos que vão escrever uma CARTA POR DARFUR!
http://eu-estou-aki.blogspot.com



gostei do teu cantinho!! Votarei!

Gabriella Bontempo disse...

Ótimo post!
Achei interessante o título do blog: "desenvolvendo a inteligência espiritual"... Acho que é uma prática que vale a pena!
Muito obrigada pela visita, Neuber. Apareça sempre! Vou colocar o link do teu blog, tá?
Abraços!