quarta-feira, 5 de setembro de 2007

A Inteligência Espiritual é inata ou aprendida?

A IE é inerente a todo ser humano. É uma das dimensões do ser (humano), assim como a razão e as emoções. Agora, para que ela seja aprendida faz-se necessário algumas condições que nos ajudarão a diferenciar Inteligência Espiritual de Pensamento Mágico. O Pensamento Mágico quer moldar a realidade a nosso favor, enquanto que a IE se baseia na aceitação de certos fluxos sobre os quais não temos o menor controle. O Pensamento Mágico é manipulador, obscurantista e pode nos conduzir por caminhos tortuosos. A IE nos fornece recursos para cobrir certas lacunas que a racionalidade não consegue lidar. Aprendemos IE quando estamos dispostos a fazer um certo distanciamento da realidade. Quando nutrimos uma certa reverência pelo mistério. Quando estamos dispostos a questionar de modo profundo e sincero, não tanto para obter respostas, mas para nos dar conta dos abismos que nos cercam. Há uma linha divisória entre a estupidez e a verdadeira sabedoria. É possível desenvolver a IE da mesma maneira como desenvolvemos o nosso pensamento racional. Agora, quanto cada um será capaz de internalizar e desenvolver a Inteligência Espiritual que já existe dentro de cada um de nós, isto já é uma outra história.

3 comentários:

Anônimo disse...

Segundo Irênio (se entendi) a sociedade atual atua como um bloqueador do desenvolvimento da IE. Concordo, mas por outro lado nunca houve uma busca tão intensa por caminhos espirituais. Somos bombardeados por literatura e pela mídia com opções apetitosas que prometem respostas às questões existenciais. Outro impedimento para desenvolver a IE seria tomar os caminhos místicos. Como um leigo diferencia um do outro, afinal todos prometem uma vida espiritual profunda? Como saber qual é a que efetivamente desenvolve nossa IE? Temos como avaliar resultados?

Anônimo disse...

Cristina, suas perguntas têm orientado o conteúdo dos meus "posts". Não acredito em respostas prontas. Mas acredito que é possível estar aberto e caminhar com coragem e fé. Deus vai nos ajudar.
Neuber

Paulo Guerra disse...

Tenho o livro recomendado "A Inteligência Espiritual", que adquri a algum tempo e achei muito interessante os conceitos ali explanados.
Posso não concordar com tudo, mas a validade dos autores e a intenção é inquestionável.
Por isso, dos livros recomendados aqui, deixo o meu testemunho de ser uma valiosa obra em qualquer biblioteca cristã.