quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Mais Inteligência Espiritual e menos Espiritualidade Mágica

Hoje os senadores estão decidindo, numa sessão secreta, o destino do senador Renan Calheiros, presidente do senado. No jornal “O Globo” está estampada, na primeira página, uma foto do presidente do senado com uma imagem do seu santo de devoção, em cima da sua mesa de trabalho. Parece que o presidente do senado está invocando a ajuda do mundo espiritual para tentar escapar de todas as acusações que lhe são feitas. Este é um caso típico que marca uma linha divisória entre Inteligência Espiritual (IE) e Espiritualidade Mágica (EM). Há uma profunda diferença entre elas. Enquanto, a IE nos motiva a agir de modo ético por causa de uma profunda reverência pelo sagrado, a EM procura capitalizar vantagens independentemente das nossas ações. Enquanto a IE respeita as pessoas pelo valor intrínseco que elas possuem, a EM procura manipular as pessoas mesmo que seja para atingir objetivos sórdidos. Enquanto a IE é conseqüente, a EM é utilitarista. Enquanto a IE é ecológica, a EM não se importa em devastar o que ou quem quer que seja, desde que nossos interesses sejam preservados.
Precisamos de mais Inteligência Espiritual e de menos Espiritualidade Mágica.

3 comentários:

Anônimo disse...

A palavra que resume tudo é essa: manipulação!
Enquanto o homem faz uso da sua espiritualidade tentando manipular forças sobrenaturais para atingir seus objetivos individualistas e mesquinhos, ele acaba sendo manipulado como objeto de destruição. Destruição da justiça, da paz, da misericórdia, da humildade... Enfim, de tudo que verdadeiramente lhe traria a felicidade que estava procurando.

Mentoria Espiritual disse...

Concordo com você. Magia não é nada mais, nada menos do que manipulação. As mãos do mágico sempre são muito mais rápidas do que a nossa capacidade de enxergar. No caso mencionado, até pode parecer que a magia deu certo, porque o presidente do senado foi absolvido, mas a que preço? Quando soube do resultado, o senador que ia para a igreja agradecer, acabou indo direto para casa, atendendo a um pedido de sua esposa. É isso!

Pablo Ramada disse...

Olá Neuber,

Eu também não tenho muito tempo de blog e amigos são sempre bem vindos.

Sou da Igreja Batista Renascença de São Luís-MA.

Ótimas postagens e sucesso para o seu blog.

Eu te linkei no meu blog.

Abraços